Olá! Bem vindo ao nosso blog! Aqui você encontrará mensagens de conforto e encorajamento. Nosso objetivo é mostrar, por meio da Palavra de DEUS, que existe razão para viver e continuar a caminhada.

PÁGINAS

domingo, 6 de setembro de 2015

O murmurador


"Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos 
pelo exterminador" I Coríntios 10.10




O murmurador carrega sempre a força destruidora de um sentimento de autocomiseração. A avaliação cega de si mesmo leva a uma percepção de merecimento, por isso, qualquer contexto em que vive será insuficiente para satisfazer o murmurador. Esta figura tão comum em nossos dias está vestido de autocomplacência, ou seja, da busca pelo benefício próprio. Ele enxerga as suas necessidades, os seus desejos e as suas vontades dentro de uma visão limitada e egocêntrica. Assim, tudo quanto se fizer por ele será inferior ao que ele considera que merece.

Não existe estação do ano que seja agradável para o murmurador, não existe gesto que o impressione, não existe trabalho que lhe deixe realizado, não existe amizade que considere sincera; não existe nada, absolutamente nada que o faça sentir-se pleno. Quem convive com ele, coitado, ouve reclamação o dia todo, mesmo quando tudo parece estar bem. O murmurador sufoca qualquer momento de alegria, estraga qualquer reunião, dificulta qualquer projeto. A especialidade dele é construir barreiras onde existe caminho aberto.

O murmurador é capaz de sugar as energias de um alegre otimista e transformar sonhos em cinzas. A razão disto é que o murmurador é um amante de si mesmo. Ele deseja ser afagado pelas pessoas, viver sem desafios, trabalhar sem esforços, ter seus caprichos realizados. Assim, ele se torna uma pessoa que ninguém quer por perto, porque, de alguma forma, ele exigirá dedicação exclusiva e sacrificial de quem quer que esteja ao seu lado. Por isso, é muito comum ouvir o murmurador elogiando a si mesmo e desqualificando a ação das outras pessoas.

A ingratidão é o alicerce de cada discurso que o murmurador constrói. Ele deseja grandes ações de consideração, elogios vulcânicos, reconhecimento público. Ser ovacionado o faz sentir que as pessoas estão percebendo o seu valor, porém, nada o torna completo e inteiro, pois sua visão está sempre dirigida para o lado negro de cada situação.

Seu maior defeito é a comparação. O murmurador odeia ver a vitória dos outros, porque acredita que qualquer conquista deve ser conferida a ele. Seus sentimentos misturam-se sempre com o orgulho, o egoísmo e a inveja. O que realmente sensibiliza o murmurador são suas necessidades não supridas, o que o leva a culpar os mais próximos por suas mazelas.

Aos poucos ele vai ficando sozinho porque se torna uma companhia desagradável, um sugador de energias. Por não compreender a condição miserável em que se encontra, ele culpa os outros por sua solidão, revolvendo-se na lama que ele mesmo vomitou.

Querido leitor, Deus reprova a murmuração e esta se torna um veneno que pode destruir uma vida. O remédio para este mal é a gratidão. Alegre-se com as bênçãos que Deus tem derramado sobre sua vida. Mude seu foco e veja as belezas que o Senhor criou e o quanto Ele foi bondoso ao formar você e te dar a oportunidade de existir. Veja o quanto Ele te amou e o quanto se doou por você apesar de seus defeitos. Não se julgue merecedor de nada, mas perceba o quanto Deus te valorizou e o quanto você é especial para ele. Aprenda a agradecer! Aprenda a ser feliz! Aprenda a viver melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário