Olá! Bem vindo ao nosso blog! Aqui você encontrará mensagens de conforto e encorajamento. Nosso objetivo é mostrar, por meio da Palavra de DEUS, que existe razão para viver e continuar a caminhada.

PÁGINAS

domingo, 9 de agosto de 2015

NÃO CONSIGO PERDOAR, O QUE FAÇO?

Primeiro você precisa se conhecer...

Analise, a seguir 5 (cinco) possíveis razões porque você não perdoa e depois reflita sobre o que é preciso compreender...

1 - Creio que o maior problema quanto a falta de perdão é o senso de justiça própria.  Talvez, você sempre ache que não merece a ofensa que lhe foi dirigida. Pensa nas coisas boas que já fez pela pessoa que te ofendeu, por isso associa a ofensa a um ato de ingratidão. E pode ser mesmo. Porém, é muito deprimente para um ser humano adotar a posição de coitadinho. Você tem direito de ficar triste, mas levantar a cabeça e seguir é peculiar apenas aos vencedores. Os coitadinhos, ao contrário, ficam no caminho esperando que alguém reconheça que eles estão certos e os outros estão errados.

2- Outro ponto é que você pode imaginar que, se perdoar, estará admitindo o que a pessoa te fez e isso poderá levá-la a fazer de novo. Acha que está aceitando o desrespeito e a ofensa.

3 - Também existe a possibilidade de você está querendo penalizar a pessoa, enquanto ela pede desculpas, fazendo-a sentir-se cada vez mais triste e decepcionada consigo mesma. Você pode pensar que a demora em perdoar trará um peso para aquele que cometeu o erro.

4 - A falta de perdão pode vir ainda da necessidade de um pedido de desculpas. Você pode pensar que o perdão deve ser gerado apenas quando houver arrependimento e mudança de comportamento. Se isto não acontecer, você pode achar que está livre para não perdoar.

5 - É possível também que perdoar indique para você um ato de humilhação e, por causa do seu orgulho, você prefere criar uma barreira para que o perdão não aconteça.

O que você precisa entender é o seguinte:

Antes de beneficiar qualquer outra pessoa, o perdão será um alento para você, pois trará paz e alivio a sua alma. Em geral, as pessoas que perdoam com facilidade são mais leves e muito mais felizes porque não estão presas aos erros dos outros. Os que tem dificuldade em perdoar carregam mágoas que se acumulam ao longo dos anos, tornando-as pessoas frustradas. Com o tempo elas passam a não confiar mais em ninguém, acham que a qualquer momento serão traídas ou ludibriadas. As mágoas que se juntam com o tempo nem sempre são por questões relevantes, porém, quem não sabe perdoar acredita na relevância de cada gesto negativo.

Nunca pense em punir alguém com falta de perdão. Esta é uma ideia estúpida e diabólica. Certa vez ouvi uma frase muito sensata: “A mágoa é um veneno que tomamos pensando que vai matar outra pessoa”. Isso é ingenuidade, querido leitor. A mágoa pode corroer e matar, mas será o seu coração, enquanto a outra pessoa está tranqüila e, quem sabe, nem lembra mais o que fez a você.

Use de compaixão. Em muitos casos, as pessoas que mais te ofendem são aquelas que mais precisam do seu amor. Na realidade, elas querem chamar a sua atenção por meio de provocações. Estão testando você para ver se consegue extrair alguma reação da sua parte, nem que seja te irritando ou vingando-se de você quando são contrariadas. Pessoas assim não conseguem compreender que a consideração e o afeto são sempre os meios mais eficazes de chamar a atenção. Nunca perca o respeito por alguém, nem mesmo pelos que te desrespeitam, não use as mesmas táticas, isso sempre acaba mal. Seja quem você é e seja sempre sereno, pois não valerá a pena perder o controle e, no final de tudo, se fizer isso, além de perdoar a pessoa, você também terá que se perdoar. Portanto, mantenha a calma, respire funde e faça apenas o que é certo.

Um pedido sincero de perdão é fundamental para uma boa convivência, pois demonstra humildade e amor. Nem sempre esse pedido acontece com palavras, por isso é importante está atento aos sinais de uma pessoa arrependida. Porém, se o pedido de desculpas ou a mudança de comportamento não acontecerem, isto não deverá representar uma barreira para que você perdoe. Perdoamos não pelo que as pessoas são e nem pelo que elas fazem, perdoamos por aquilo que nós somos, servos de Deus.

Não tenha medo de que as pessoas entendam seu perdão como uma ratificação para o desrespeito. Se ela ou ele achar que pode continuar te magoando, só porque você perdoa sempre, então essa pessoa não possui a presença de Deus em seu coração. Ore por ela e se compadeça dela, pois é escrava de seus próprios enganos e não entende que é impossível cativar alguém magoando o tempo todo. Pessoas assim tendem a afastar as pessoas que se aproximam dela e se sentem sempre muito sozinhas. Sabendo disso não a odeie, ame-a em Cristo.

Não acredite que a ausência de perdão fará com que você seja superior as outras pessoas. Ao contrário, demonstrará que ainda está distante de Deus. Aliás, nunca realize nada com a intenção de ser superior ao seu próximo. Quando você faz isso está demonstrando que, na verdade, se sente inferior a todo mundo. Somos todos iguais e o que nos faz especiais é a presença de Deus em nossas vidas.

Tenha muito cuidado com a falta de perdão, principalmente de coisas minúsculas que vão se acumulando como lixo em seu coração, tornando você uma pessoa amargurada, infeliz e doente emocionalmente. Se as pessoas não mudarem, não se prenda a isso, somos responsáveis pelo nosso proceder diante de Deus.

Algumas pessoas são realmente difíceis de conviver e podem tornar-se agressivas. Portanto, lembre-se que mesmo estando disposto a perdoar quem te feriu, proteja sempre sua integridade física, mental e emocional. Apenas quem pode amar a si mesmo, saberá amar seu próximo.

Seja livre! Perdoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário