Olá! Bem vindo ao nosso blog! Aqui você encontrará mensagens de conforto e encorajamento. Nosso objetivo é mostrar, por meio da Palavra de DEUS, que existe razão para viver e continuar a caminhada.

PÁGINAS

domingo, 4 de outubro de 2015

COMPLICAMOS DEMAIS A VIDA

Muito dos problemas que temos e dos sofrimentos que passamos é porque complicamos demais a nossa vida. Para se viver de modo tranquilo e feliz é importante seguir seis orientações que Deus nos deixou em sua Palavra:

A PRIMEIRA DELAS É, SEM DÚVIDA, A GRATIDÃO. Quem não tem o coração grato, está sempre insatisfeito e irritado. Nada é suficiente para ele. Assim, a vida se complica como uma bola de neve que vai rolando e ficando cada vez maior. A falta de gratidão pode afastar os melhores amigos e deixar marcas para uma vida inteira. Ser grato não requer grandes esforços, exige apenas humildade e reconhecimento;

A SEGUNDA É O PERDÃO. Quem não perdoa carrega um peso enorme que pode durar anos e anos. A vida se torna insuportável para uma pessoa amargurada, porque deseja que aqueles que lhe ofenderam paguem uma dívida eterna. Ela não se conforma em não ver seus ofensores sofrendo,  se coloca em uma posição de vítima e exige que todos tomem partido por ela. Assim, ela vai sufocando todos ao seu redor e perdendo a companhia daqueles que a ama;

A TERCEIRA É GUARDAR O SILÊNCIO. Existe muita sabedoria no silêncio e, quanto menos você fala, menos você erra, já diz o provérbio popular. Revidar palavras ofensivas, expor todas suas opiniões, contar segredos alheios, comunicar seus sonhos em qualquer lugar é sempre uma tolice e traz muitas complicações para nossa vida. Quantas desavenças podem ser evitadas apenas se permanecermos calados e guardarmos algumas de nossas opiniões!

A QUARTA É A AFABILIDADE E A BOA COMUNICAÇÃO. Ser gentil, educado é muito importante para que se viva bem em comunidade, pois permite uma convivência saudável. E um “Com licença”, um “Por favor” pode conduzir todo um conjunto de gentilezas. Por que é tão difícil ser afável em nossos dias? Vejo as pessoas competindo até no transito para ver quem passa primeiro no sinal, quem pega a vaga no estacionamento, que ultrapassa, quem é mais ágil;

A QUINTA É A PONDERAÇÃO. Refletir é próprio dos sábios e evita atitudes ou palavras precipitadas. A impulsividade bloqueia o raciocínio e impede que as consequências e os benefícios sejam medidos em cada atitude. Quem nunca ouviu falar que “tudo demais é veneno”? Além da ponderação, a moderação é em extremo relevante. É preciso conhecer a medida certa em tudo que fizermos;

O ser humano às vezes é tão ingênuo e perde tanto tempo concorrendo com seu próximo, quando poderia fazer dele um parceiro na caminhada. Quando alguém traz bondade em seu coração, não perde tempo querendo provar para as pessoas que é superior a elas, também não investe forças em obter vantagens, em vingar-se ou em sufocar alguém com suas opiniões.

Quem tem sabedoria não gasta esforços tentando dar lições aos outros, nem gasta energia tentando ensinar as pessoas como realizar seus caprichos. Pessoas tolas podem ofuscar qualquer alegria e contaminar qualquer ambiente. Já as pessoas sábias vivem suas vidas de maneira suave. Elas carregam em suas malas o prazer e a alegria de viver e não sentem necessidade de comparar-se com outras pessoas ou de invejá-las. Também não perde tempo remoendo passado e criticando todo o mundo.

É alguém que ama viver e aprecia tudo que realiza. É alguém que pratica mais e verbaliza menos. Guarda suas ideias em vez de querer ser professor de todos ao seu redor. Está aberto a ouvir opiniões contrárias, mas não se deixa influenciar sem antes fazer uma analise dos fatos. Vive sem se preocupar em machucar as pessoas e não trata com imposições, porém respeita a liberdade de cada um. Isso lhe garante uma enorme qualidade de vida e uma vida totalmente DESCOMPLICADA!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário